Algas
Trabalho de Fitoplâncton 06/12/2013
Professor Leonardo Rörig
Incremento Global de algas nocivas: causas ou hipóteses que explicam
Grandes aumentos da biomassa de microalgas (as chamadas florações) ocorrem naturalmente nos oceanos associadas às mudanças, principalmente sazonais, no regime de luz solar, disponibilidade de nutrientes e condições hidrodinâmicas, que modificam a estabilidade da coluna de água e, em especial, a profundidade da camada de mistura (Solé et al. 2005). As diferenças na disponibilidade de nutrientes associadas aos diferentes regimes hidrológicos acabam selecionando organismos fitoplanctônicos com distintas adaptações. A associação entre a forma desses organismos, as condições hidrológicas e a disponibilidade de nutrientes permite discutir quais as principais adaptações que os indivíduos apresentam para ocupar determinada função, ou seja, nicho, no ambiente. Logo, uma floração é um fenômeno natural, comumente caracterizado pelo elevado crescimento em número de determinadas microalgas em curto espaço de tempo, motivado por um conjunto de condições favoráveis e que resultam em altas concentrações de microalgas. (CASTRO & MOSER, 2012)
Nos ambientes estuarinos o plâncton é abundante e diversificado. A produção primária é maior em relação às áreas costeiras desprotegidas graças à disponibilidade de nutrientes e ao maior tempo de residência da água. A mistura de águas continentais com águas costeiras mantém as concentrações de micronutrientes em níveis não limitantes (BRANDINI et al., 2006).
Segundo Van Der Bergh et al. (2002) e Granéli et al. (2008), os aumentos excessivos da concentração de nitrogênio e fósforo na coluna de água, ocasionados pelo aumento do aporte fluvial e da carga de nutrientes de origem terrestre ou devido à influência antrópica, são os principais responsáveis pelo aumento da produtividade primária, principalmente na região costeira. Maiores taxas de respiração e eventual