Algas
CYANOPHYTA
DYNOPHYTA
EUGLENOPHYTA
CRYPTOPHYTA
HAPTOPHYTA
BACILLARIOPHYTA
CRYSOPHYTA
HETEROCONTAS
INTRODUÇÃO
ECOLOGIA DAS ALGAS
Nos locais onde se desenvolvem, as algas desempenham um papel ecológico comparável àquele exercido pelas plantas nos habitats terrestres.
Na zona costeira rochosa, podem ser encontradas as macroalgas, de grande porte e complexidade, membros das algas pardas – phaeophyta, algas vermelhas – rodophyta e algas verdes – chlorophyta.
Na zonas polares, as algas têm que resistir a meses de escuridão sob a camada de gelo.
Em todos corpos d’água, pequeninas algas, formam o fitoplâncton, juntamente com as cianophytas(cianobactérias), formando a base da cadeia alimentar para os organismos heterotróficos, que vivem nos oceanos e corpos de água doce.
Crisofíceas, diatomáceas, algas verdes e dinoflagelados – unicelulares ou coloniais, flutuantes ou natantes – são os organismos mais importantes na base das cadeias alimentares de ambientes de água doce. Nos ambientes marinhos, são as haptófitas, dinoflagelados e diatomáceas, essenciais para a vida animal marinha.
FLORAÇÕES DE ALGAS
Noctiluca
(dinoflagelado)
FLORAÇÕES DE ALGAS
Microcystis aeruginosa
(Cianofícea)
INTRODUÇÃO
UTILIZAÇÃO - EMPREGO
MARICULTURA:
Crescentemente utilizado como “forragem” para produção de camarões, moluscos, frutos do mar em geral .
Cultivo de algas marinhas bentônicas gerando produtos comestíveis e de utilidade industrial. Valor econômico, especialmente como fonte de alimentos e hidrocolóides –
ALGINAS, AGARANAS, CARRAGENANAS.
Utilização na industria alimentícia como agentes suspensores, emulsificantes ou geleificantes, melhorando a textura e aparência dos alimentos.
São ainda usadas em estamparias, cosméticos, e também como supressoras de produtos abrasivos em líquidos e ceras.
Diatomito. Produção de creme dental, cerâmicas, cosméticos..
INTRODUÇÃO
CARACTERÍSTICAS
Fotoautotróficas.
Muitas algas são móveis ou