Algas
TRABALHO DE BIOLOGIA
A importância das Algas, Bactérias e Fungos
Aluno(a): Alan Arcasa Prado N° 01 2°EMG
22 de Abril de 2012
Introdução
Os fungos (do latim fungus = cogumelo) tem sido tradicionalmente considerados como
"semelhantes a plantas". A maioria das espécies cresce por extensão continua e ramificação de estruturas filiformes. Os fungos são abundantes no solo, nos vegetais e em massas de água, onde vivem muito bem em folhas mortas ou em madeira. Seus esporos ubíquos, transportados pelo ar, são freqüentemente incômodos contaminadores de culturas de bactérias e de células de mamíferos.
As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. Elas são células esféricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcançando às vezes micrômetros linearmente. Apesar de sua relativa simplicidade, as bactérias são os mais antigos seres que se tem notícias e também são os mais abundantes habitantes da terra.
As algas são organismos que anteriormente eram incluídos no Reino Plantae, porém atualmente pertencem ao Reino Protista, esses organismos autotróficos, dispostos na superfície oceânica (compondo o fitoplâncton), consomem o gás oxigênio dissolvido na água para a sua respiração e liberam através do processo fotossintético cerca de 70 a 90% do oxigênio contido na atmosfera. Recebendo, portanto, a denominação de pulmão do mundo, diferente do que muitos pensam que seja a Floresta Amazônica.
Importância
Os fungos desempenham importantíssimo papel na Natureza: são eles que, juntamente com as bactérias do solo, fazem a decomposição de cadáveres de animais e de plantas. Nesse papel de decompositores da cadeia alimentar, eles permitem a reciclagem dos elementos químicos que constituem a matéria orgânica. Se não fosse assim, os elementos se esgotariam para os seres vivos.
Os fungos são antigos aliados da humanidade, utilizados na