Algas vermelhas
Alunos: Geisler Vanil
Nathália Sampaio
Taissa Marinho
Thamires Barcelos
Carragenana
A carragena foi descoberta em 1785, na cidade de Carragena, norte da Irlanda, onde as algas eram utilizadas para aumentar a viscosidade do leite consumido pela população.
As carragenanas são os constituintes principais da parede esquelética e da matéria intercelular das macroalgas da ordem
Gigartinales
A carragenana, uma das gomas mais utilizadas na indústria alimentícia, é extraída das algas vermelhas (Rhodophyceae).
Tem sido bastante utilizada na indústria de alimentos, devido às suas propriedades físico-químicas, conferindo estabilidade, corpo e diminuição da atividade de água quando adicionadas a produtos lácteos, cárneos, sorvetes, entre outros
Uma segunda utilização é nas indústria de medicamentos, onde é um componente importante na fabricação de pasta de dente, cremes, etc.
Com a ampla utilização deste extrato, existe uma preocupação de uma possível extinção das algas utilizadas como matéria prima.
Sua utilização na indústria alimentícia se deve às várias vantagens que apresenta para uso industrial como:
Alto poder de absorção permite o aumento no rendimento e redução dos custos
Ela retém a umidade natural presente no produto eliminando a perda de líquidos. Essa retenção de umidade proporciona o prolongamento da suculência do produto e sua característica geleificante melhora sensivelmente a textura e consistência do produto;
Através da utilização da carragena, consegue-se uma redução da água livre (fator de prolongamento ou não da vida útil do produto), é possível, através da sua perfeita utilização, obter produtos com extensão diferentes e fator de água livre similares.
Ela é muito utilizada atualmente na fabricação de produtos da linha light /diet (onde se retira a gordura e, muitas vezes, a substitui pela carragena), laticínios,achocolatados em geral, etc.