Alfredao e etc
Citoplasma: todo o espaço existente entre o núcleo e a membrana plasmática é ocupado pelo citoplasma.
Membrana Plasmática: é semipermeável e seletiva; transporta materiais passiva ou ativamente.
Estudos com membranas plasmáticas isoladas revelam que seus componentes mais abundantes são fosfolipídios e proteínas. É por isso que se costumam dizer que as membranas plasmáticas têm constituição lipoprotéica.
Transporte Passivo - Difusão no sentido dos gradientes de concentração, sem gasto de energia. Como no transporte de glicose.
Transporte Ativo - Movimentação contra gradientes de concentração, com gasto de energia. Exemplo: bomba de sódio, que concentra K+ mais dentro que fora da célula e Na+ mais fora que dentro.
Transporte Facilitado - Proteínas transportadoras ou permeases modificam a permeabilidade da membrana; ocorre tanto passiva quanto ativamente.
Complexo de Golgi: Sistema de bolsas achatadas e empilhadas, de onde destacam-se as vesículas; pequenos conjuntos que são denominados dictiossomos. Armazenam substâncias produzidas pela célula.
Nucléolos: são organóides presente em células eucarióticas, ligados principalmente à coordenação do processo reprodutivo das células (embora desapareça logo no início da divisão celular) e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de DNA específicos, além de inúmeras proteínas associadas ou não a RNA.
O nucléolo é o local, no núcleo, onde regiões de diferentes cromossomas que contém genes para o RNA robossomal se encontram. Aqui, o RNA é sintetizado e combinado com proteínas, para formar os ribossomos (organelas celulares que sintetizam proteínas).
São corpúsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, uma vez que não possuem membrana envolvente.
Ribossomos: Grânulos de 15 a 25 nm de diâmetro, formados por duas subunidades; associam-se ao RE ou