Alfred Adler
1- Adler nasceu em um subúrbio de Viena em 7 de dezembro de 1870, filho de judeus imigrantes húngaros; seu pai era comerciante de cereais. A infância e vida familiar marcaram significativamente sua personalidade e o desenvolvimento de sua obra.
2- Era o segundo de seis filhos, debilitado fisicamente, apresentava acentuado raquitismo infantil (o que o impediu de caminhar antes dos 4 anos), era protegido por seu pai e rejeitado pela mãe. Tinha marcantes ciúme e inveja do irmão mais velho, também de nome Sigmund, tal como Freud (com quem mais tarde competiria acirradamente).
3- Mais jovem que Freud 14 anos, frequentou o mesmo liceu do pai da psicanálise e formou-se médico em 1895 na mesma Universidade de Viena; iniciou a carreira como oftalmologista, mas logo passou a exercer clínica geral em consultório privado, já enfocando, desde o princípio, o ambiente sócio-familiar-profissional de seus pacientes.
4- O raquitismo foi o motivo, segundo Adler,responsável por sua decisão de ser médico. Adler reconheceu que sua capacidade de compensar todas essas deficiências serviu como um modelo para a sua teoria da personalidade. Isso se reflete na declaração: "aqueles que conhecem o trabalho da minha vida podem ver claramente a concordância entre os fatos da minha infância e as ideias que expressei".
5- Nunca se sentiu um verdadeiro judeu e converteu-se ao protestantismo em 1904.
6- Foi um dos fundadores da Sociedade Psicanalítica de Viena e depois tornou-se presidente. Não demorou muito para que começasse a desenvolver ideias que divergissem das de Freud. Formou, então, seu próprio grupo, denominando-o grupo do sistema holístico da psicologia individual.
Experiêcia da infância:thaís
Adler estava particularmente interessado nos tipos de influências iniciais que predispõem a criança a um estilo de vida defeituoso. Ele descobriu três fatores:
Crianças com inferioridades: crianças com enfermidades físicas ou mentais carregam uma carga muita pesada e tendem