Alfatizaçao
Gerssica Vaccaro
Maiara Vieira
TatianiKath.
Universidade Federal da Franteira Sul
Resumo:
Uma pessoa alfabetizada domina totalmente a leitura e a escrita, No inicio da alfabetização a criança acredita que a escrita é mais uma opção para representar as coisas, como se fosse desenhar, ela ainda não compreende e a escrita representa o som das palavras, a fala.
Atualmente a maioria das crianças a partir dos seis anos de idade já são inseridas no mundo da alfabetização,já que entre os 5 e os 6 anos de idade a criança vive uma fase receptiva à aprendizagem; uma fase que precisa ser aproveitada, sob pena do comprometimento do processo de alfabetização, essa inserção acontece por meio da escola, o professor é o principal personagem, esse profissional deve ter o domínio da alfabetização, autonomia e dedicação para com seus alunos, pois uma criança em desenvolvimento perde o foco, ou seja, a atenção com muita facilidade, então tudo o que lhe for apresentado deve ser definitivamente muito interessante. Jogos e brincadeiras são experiências afetivas que se relacionam ao ambiente e devem ser aplicadas nas crianças em fase escolar.
Sabendo que cada um tem seu tempo de aprendizagem, antes de tudo o professor deve analisar seus alunos, e “bolar um plano” para que seu método de ensino não prejudique ninguém. A alfabetização tem 4 fases a Pré-Silábica, a Silábica, a Silábica Alfabética e a Alfabética. O processo do letramento vai além do domínio do código alfabético (ler e escrever). Alfabetizar na educação infantil requer, antes de qualquer coisa, provocar e despertar nas crianças o desejo e o prazer de ler e escrever, inserindo-as no mundo da leitura e da escrita, Ou seja, inserir no mundo social.
Palavras chave: Alfabetização, escrita e leitura.
Introdução:
Esse artigo foi desenvolvido com o intuito de discutir sobre a alfabetização e o letramento e apontar a importância de professor com autonomia e força de vontade dentro de uma sala de