ALFABETO
Alfabetizar?
O estudo de alfabetização analisa aspectos importantes da prática profissional, visando que a teoria e as práticas estejam intimamente ligadas no processo de aprendizagem. A prática sem a teoria, não tem uma direção segura.
Teorias nascem de um contexto histórico-social.
Hoje, existe a plena consciência da necessidade da participação do homem no mundo letrado, pois para inserir-se numa sociedade letrada depende-se fundamentalmente dos instrumentos que expressam, identificam, ou registram o conhecimento acumulado.
A alfabetização não é apenas aprender a estrutura da língua, dos fonemas, das estruturas gramaticais, mas aprender formas de pensar o mundo.A alfabetização é uma função social, sua história e evolução é o processo de aquisição da linguagem escrita e falada pela criança.
Compreender o movimento histórico da produção da linguagem oral e escrita, é participação social.
Por meio do uso da linguagem o homem organiza as atividades em grupo, comunicando as informações necessárias para o acúmulo de experiências realizadas socialmente.A linguagem oral e escrita é a grande responsável pelo processo de desenvolvimento do ser humano, pois pemite continuar a história da humanidade e suas descobertas, sem necessidade de recomeço a cada geração.A alfabetização como processo da apropriação da língua tem um papel primordial para a inserção do ser humano no mundo.
O primeiro caminho é a pesquisa arqueológica(Inquietação do homem, por desvendar o passado).
Os primeiros sinais da "comunicação humana".
Os primeiros pictogramas com a intenção de expressar e de se comunicar já apareceram com o homem pré-histórico: relataram o seu dia-a-dia,a sua caça e a vida comunitária.
Os Egípcios que chegaram a construir uma escrita com pictogramas, depois construíram a escrita com hieroglíficos.
O ser humano para se comunicar e passar a sua herança para outras gerações iniciou com desenhos de sinais e de indícios nas cavernas, elaborando os pictogramas.