alfabeto da copa
Trabalhando o alfabeto no ano de 2014.
Pode ser trabalhado em diversas séries, enfeitando e levando um melhor conhecimento para nossos alunos.
Eu trabalhei de duas formas na turma de 2° ano.
1° levei alguns objetos que era apresentada pelo alfabeto, dividi a turma em 3 equipes onde eram nomeadas por cores( equipe 1 azul, equipe 2 amarelo e equipe 3 vermelha) em uma caixa grande coloquei todos os objetos levados do alfabeto, onde a professora sorteava umobjeto e as equipes tinhas que descobrir qual era a letra inicial, a resposta nao poderia ser falada e sim apresentada por cartoes do alfabeto, em seguida as equipes tinhas q falar o maior numero de palavras q iniciava com a letra .
Foi um trabalho muito divertido onde os alunos aprenderam e desenvolveram um conhecimento em seu cotidiano. a outra forma trabalhada foi junto com o alfabeto a turma tinha que desenhar objetos q iniciavam com cada letra sorteada, em seguida esses desenhos se transformaram em uma criaçao textual, foi um trabalho onde recebi muitos elogios, pois fizemos uma exposição dos trabalhos onde alunos de outras turmas puderam apreciar.
Este trabalho teve como objetivos:
Ampliar vocabulário;
Identificar a letra e seu som (letra/fonema);
Aplicar regras ortográficas em sua escrita.
O alfabeto afixado na sala é de grande importância no mundo da escrita, pois dá maior segurança para quem está aprendendo seus primeiros traçados. Se a criança não lembra pra que lado fica a perninha do “P”, basta consultá-lo que sua dúvida se esclarecerá.
A oportunidade de visualizar o alfabeto se constitui também em autonomia, pois a criança deixa de depender do professor ou dos colegas, conseguindo elucidar sozinha a sua imprecisão, tornando-se mais segura, sentindo-se capaz.
Porém, não basta que o alfabeto esteja afixado na parede, é preciso incentivar os alunos a usá-lo, e propondo atividades que despertem para a fixação dos símbolos das letras.
Algumas atividades