alfabetização
Ambiente alfabetizador é um contexto de cultura escrita propiciado pela organização da sala de aula e da escola, que oferece oportunidades de interação dos alunos com diferentes tipos e usos de textos em práticas sociais ou de letramento.
Ambiente Alfabetizador é mais que enfeitar uma sala, deve se estimular a consulta.
O material deve ser palpável, visível, de preferência confeccionado com a participação dos alunos, para que eles percebam que fazem parte de todo o processo de alfabetização.
Textos de diferentes gêneros, jogos, atividades de artes, pesquisas, jornais, revistas e uma infinidade de outras atividades podem e devem compor esse ambiente.
O mais importante deste material é possibilitar o acesso fácil dos alunos, murais coletivos, quadro de avisos, notícias entre outros. As mudanças devem ocorrer de forma dinâmica conforme a sucessão e a duração das atividades.
Sempre que possível os textos devem ser apresentados em seus suportes originais tais como jornais, revistas entre outros.
O mais importante deste material é possibilitar o acesso fácil dos alunos, murais coletivos, quadro de avisos, notícias entre outros. As mudanças devem ocorrer de forma dinâmica conforme a sucessão e a duração das atividades. Não é mera decoração ou etiquetagem, deve se estimular a consulta.
O papel do professor
Se professor pretende que seus alunos adquiram realmente o conhecimento, ele deve possibilitar situações diferenciadas nesses vários ambientes que estão à sua disposição, tornando-os não somente espaços físicos da escola, mas sim lugar de conhecimento, onde as crianças ao se remeterem a ele estejam conscientes de que ali terão condições de ampliar a sua visão que tem de mundo, de vida, de aprendizagem
O papel do professor é criar e manter um clima de pesquisas e descobertas. Os alunos com suas descobertas saberão a importância de ler e escrever, e então darão início ao