Alfabetização
Sem saber decifrar completamente, mas já conhecendo algumas letras, as crianças podem localizar certas palavras num texto a partir do uso de indicadores e procedimentos eficazes.
Quase todas as crianças podem ler (reconhecer) palavras, o distintivo do time de futebol, o anagrama da Coca-Cola, o nome do supermercado, marcas e grifes de roupas, etc. De modo que se pode ler, e aprender a ler, mesmo antes de conhecer todas as letras. Essa decifração requer condições determinadas, tais como figuras, imagens, letras de musicas ou poesias, bem como o auxilio de um adulto que estimule e auxilia na decifração.
Esta possibilidade de interpretação se torna uma ferramenta de reflexão de estimulo para a aprendizagem da criança. Este e um procedimento já utilizado por nos adultos nas escolhas do que vamos ler na revista ou jornal, ou que livro vai comprar. Utilizamos marcadores ou indicadores sem mesmo ter lido o livro ou o texto.
INTERPRETACAO DA PROPRIA ESCRITA
Ler e escrever são tarefas independentes. Escrever e produzir uma mensagem comunicar com as ferramentas que tem. Ler e interpretar o que outro quis dizer. Para as crianças e mais fácil escrever do que ler. Ler também serve para controlar e lembrar-se do que escrevemos. Para isso podemos utilizar indicadores, além da memoria: o desenho, o contexto, etc. As crianças que já começaram no processo de decifração, podem ler literalmente o que escrever, ou não. O que provocara nelas um incomodo que lhes obrigara refletir sobre o que escreveram.
LEITURA ADEQUADA AO TEXTO: ESTRATEGIAS DE COMPREENSAO
A leitura e codificação não e direta nem simples. As crianças podem decifrar corretamente sem intenderem o que estão lendo. Outras que não decifram demonstrar terem captado o conteúdo.
Decifrar sem compreender pode se tornar um habito prejudicial separando o mecânico do compreensivo. Isso jamais deveria acontecer, pois a compreensão e prioritária na escola. Ler e compreender um