Alfabetização
Este é uma forma de comunicação criada a partir da necessidade de troca de informações durante um teste escolar, eu (William Magno) tive esta idéia no 2º ano do ensino médio (no ano de 2009) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão de Igarapé Mirí, na qual – entre os alunos - poucos conseguiram adequar-se a forma de expressar palavras simples através dos números como: “Sim”, “Nao”,”Tchau”, “Legal”, “Ola”. Hoje eu (William Magno) sou Acadêmico do IEMCI – Instituto de Educação Matemática Científica, Graduando do curso – Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemática e Linguagens na Universidade Federal do Pará.
O Objetivo desse tipo de comunicação é a integração entre a língua portuguesa e a linguagem matemática, envolvendo assim, as operações fundamentais da matemática ex.: Multiplicação, Divisão, Adição, Subtração, Potenciação, Logaritmação, Radiciação. ‘Este código para comunicação exigirá da pessoa conceitos básicos da matemática para que possa em fim, formar palavras com os números.
O que é “alfabeto”?
A palavra é de origem grega (alphabetos), através do latim (alphabetum), constituída pelas duas primeiras letras do alfabeto grego (alfa e beta, correspondentes às nossas letras A e B, respectivamente), e significa um conjunto de letras usadas para escrever.
Apesar de ter se tornado comum o termo alfabeto por alfa e beta, o idioma fenício séculos antes já trazia Alef e Bet, as duas primeiras letras. O alfabeto tem uma ordem que se emprega por exemplo, para a ordenação em dicionários e enciclopédias em papel, ou em listas de coisas.
O alfabeto em uso na língua portuguesa é o alfabeto latino, do qual se usam 26 letras:
A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z
O “alfabeto matemático” funciona como?
Bem, cada letra do alfabeto representa um número de acordo com a sua posição, ocorre uma correspondência biunívoca ex.:
A↔1
B↔2