Alfabetização
Escola Municipal Fundamental Zona Sul
Rua Inácio de Matos, 349 Bairro São Francisco
Torres – RS
INEP 43299067
PROJETO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E AO USO DE DROGAS:
"A DIFERENÇA FAZ A DIFERENÇA"
Tutora: Valdeci Sales de Lima
Autoria: Carmem Lúcia de Souza Oliveira
Eliana Regina Cardoso da Rosa
Flávia Maria Chaves Silveira
Tânia Maria Becker Cardona
Zenilda Borges Behenck
Torres, março de 2013.
INTRODUÇÃO
A Escola Municipal Fundamental Zona Sul possui 373 alunos matriculados em dois níveis de ensino – Educação Infantil – Pré-Escolar de 5 anos e Ensino Fundamental de 1º ao 7º ano. A escola foi criada em 2009, e gradativamente completará o ensino fundamental.
A faixa etária predominante dos alunos matriculados nesta escola está entre 5 e 14 anos. Consideramos equilibrado o número de alunos no que se refere à distribuição entre masculino e feminino, 197 meninos e 173 meninas. Porém, percebemos que os estudantes do sexo masculinos apresentam um indicador mais agressivo e são mais barulhentos do que a representação feminina. Esse fato dá a impressão de que os meninos estão em um número mais elevado.
A escola se organizou em 10 turmas no turno da manhã, e 11 no turno da tarde, sendo que o número médio de alunos por sala não ultrapassa a 20 alunos.
O nível socioeconômico das famílias que compõe a comunidade da Escola é extremamente baixo, as famílias em sua maioria não possuem renda fixa, são trabalhadores autônomos, de catadores de materiais recicláveis, ajudantes em construções, jardinagem, faxinas, recebem por prestação de serviço O salário base dessas famílias, na soma total, não ultrapassa uma média de R$ 600,00 mensais e um número bem significativo recebe bolsa família. Poucos trabalham no comércio e possuem carteira de trabalho assinada, para esses a renda pode chegar até R$ 1.500,00.
Torres é uma cidade litorânea, as principais fontes de renda