ALFABETIZAÇÃO
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia em Licenciatura UERJ /CEDERJ
Avaliação a Distância 1
ALFABETIZAÇÃO 1
Coordenadora: Marta Rêgo
Aluno: Joana
Pólo: CEDERJ
Caro aluno: a avaliação a distância é um momento de estudo e reflexão sobre a disciplina. Para a realização da avaliação é indispensável a leitura do material didático e a frequência às tutorias, em seus pólos e visitas à plataforma. Portanto, aproveite esse momento para se auto-avaliar e atualizar sua organização de estudo.
Questão 1 (2 pontos)
Para a realização desta questão você precisará do material didático: Volume 1 de Alfabetização 1, Aula 2. Nesta aula há uma atividade solicitando a elaboração de um quadro com a explicação dos sentidos da alfabetização em dois momentos diferentes da história. A questão foi transcrita abaixo.
Preencha o quadro assinalando os diferentes sentidos da alfabetização como um direito, na Revolução Francesa e no movimento da Escola Nova no Brasil.
ALFABETIZAÇÃO COMO UM DIREITO
REVOLUÇÃO FRANCESA
Era condição de cidadania. Tinha um sentido político. Fazia crer que o poder só era acessível àqueles que fossem alfabetizados.
ESCOLA NOVA
Perde o sentido político deixando de ser um direito, passando a ter um sentido psicológico que contribuirá para o desenvolvimento das capacidades individuais do cidadão.
Questão 2 (4 pontos)
“Em função da importância atribuída à alfabetização escolar como um divisor de águas na vida dos indivíduos, criou-se ao longo dos anos, um mito em torno do processo de alfabetização.” (Alfabetização Cont. e Forma 1, v.1 p.10)
Contextualize historicamente o surgimento deste mito e descreva pelo menos duas conseqüências de sua disseminação para a sociedade atual. Seu texto deverá ter, aproximadamente, 10 linhas.
Na Idade Média a educação