Alfabetização e letramento
Curso: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
1. INTRODUÇÃO:
Alfabetização e Letramento estão intrinsecamente ligados, e para que a alfabetização e o letramento tomem parte do ensino da língua em sua pratica social e preciso que alfabetize letrando.
O uso da escrita é um processo complexo, que envolve tanto o domínio do sistema alfabético quanto a compreensão e o uso efetivo e autônomo da língua escrita em diversas práticas sociais. Através dessa compreensão é que se percebe de fato a alfabetização e letramento como fenômenos diferentes, mais que se completam.
O letramento pode ser definido como o processo de inserção e participação na cultura escrita. Trata-se de um processo que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade (placas, rótulos, embalagens comerciais, revistas, etc.) e se prolonga por toda a vida, aumentando cada vez mais a possibilidade de participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.
2. DESENVOLVIMENTO:
E possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício das praticas sociais de leitura e escrita, e inseri-la ao campo das letras em seu sentido e contexto social, e fazaer com que a criança tome gosto pelo habito de ler e a alfabetização compreende a decodificação e assimilação dos signos linguísticos: alfabetizar esta em inserir a criança para a pratica da leitura, ou seja fazer com que ela aprende a ler, mas isso não implica em criar hábitos da leitura.
O termo letramento começou a ser usado, quando se passou a entender que, nas sociedades contemporâneas, é insuficiente o mero aprendizado das letras, e que integrar-se socialmente, hoje, envolve também saber interpretar a escrita nas situações em que esta é necessária. O letramento trouxe então uma nova dimensão do mundo da escrita, que se constitui de um conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades.
É possível encontrar pessoas que passaram pela escola,