ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Em termos gerais entende-se por alfabetização o ensino/aprendizagem das letras que constituem o alfabeto e as diversas maneiras de utilizá-las, isto é, como por meio das letras do alfabeto poderá se comunicar com a sociedade em geral, sendo considerado o processo de fator fundamental para a comunicação. Afirma-se ainda que seja com a alfabetização que a população foi e continua sendo capaz de criar e compreender a gramática e as transformações pelas quais ela sofre, um indivíduo alfabetizado é capaz de realizar diversas atividades, por exemplo, ele conseguirá ler, compreender, criticar, interpretar entre outras funções que a alfabetização lhes permite realizar.
A alfabetização habilita o indivíduo a desenvolver diferentes métodos de aprendizagem da sua língua, podendo então, compreender com mais facilidade e também se comunicar e expressar com maior clareza, proporcionando uma maior interação social em que ocorrerá uma transmissão de diferentes conhecimentos e culturas de acordo com cada indivíduo. Ser alfabetizado significa ser um cidadão ativo no crescimento social em todos os aspectos.
Letramento
Entende-se por letramento o processo em que o indivíduo é visto em atividade desenvolvendo suas habilidades de escrita e leitura com perfeição ou ao menos com bastante facilidade, um indivíduo letrado é capaz de associar diversos assuntos distintos, por exemplo, sobre cultura, sociedade, política, economia, tecnologia e outros inúmeros assuntos que estão em contato diário. Segundo Soares, 2003, letramento é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita, ou seja, o indivíduo que após algum tempo de aquisição da escrita e da leitura (alfabetização) obteve maior experiência para desenvolver as práticas de uso das letras. No entanto, existem muitos indivíduos que mesmo sem terem tido a aquisição da leitura e escrita conseguiram desenvolver as práticas das mesmas por meio do contato