Alfabetização e Letramento
CURSO DE PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO-ENTREVISTA COM MAGDA SOARES
CURITIBA
2014
SOLANGE DAVID DE OLIVEIRA RODRIGUES
Trabalho de Graduação apresentado à disciplina de Alfabetização e Letramento do curso de Pedagogia da Faculdade Opet.
Orientadora Maria Cecília.
CURITIBA
2013
Magda Soares afirma que as crianças não iniciam seu processo de letramento na escola, pois a mesma convive com um mundo onde a escrita predomina, vivemos em uma época em que a escrita esta por toda a parte.
O que acontece com essa criança ao entrar na escola aos seis anos de idade é uma continuidade nesse processo de letramento. É na escola que ela terá a ajuda e suporte necessários para que haja a alfabetização, e para que haja tal sucesso deve-se verificar em que nível essa criança está antes de dar continuidade ao processo.
As crianças ao chegarem ao terceiro ano, elas ainda estão sendo alfabetizadas. Isso é, estão se apropriando do sistema de leitura e escrita dentro de um ambiente propício ao letramento.
A leitura é de fundamental importância para que esse letramento ocorra, as crianças escrevem sobre situações reais, o professor tem o papel de mediar o aluno, oferecendo situações em que a escrita tenha sentido para a criança.
É importante que a criança saiba a função social da escrita, saber na realidade para quem escrever, porque escrever e o que escrever, pois letramento é a pratica de leitura e escrita.
O ensino da leitura e escrita deve ser feita de maneira articulada, um tem que completar o outro.
O professor ao trabalhar com crianças de seis anos trabalhará muito mais na escrita, isso dentro de um contexto de letramento, onde a criança tem oportunidade de aprender com histórias, leitura de textos, com essa contextualização o professor pode retirar dali os elementos necessários para