Alfabetização e letramento
Juliana Araldi
Profª. Anelise Grünfeld de Luca
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia/ Licenciatura – Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais /Ped9281
21/11/2011
RESUMO
Ao trabalhar os Brinquedos e as Brincadeira na Educação Infantil na uso da Matemática, o educador deve escolher uma metodologia de trabalho que permita a exploração do potencial dos jogos/lúdico para esta faixa etária do desenvolvimento de todas as habilidades (raciocínio lógico e intuitivo). Para um trabalho sistemático com jogos é necessário que os mesmos sejam escolhidos e trabalhados com o intuito de fazer o aluno ultrapassar a fase da mera tentativa e erro, ou de jogar pela diversão apenas. Cabe ao educador oportunizar desde a pré-escola várias situações que permitam ao aluno elaborar estes processos. O ensino do número deveria encorajar a criança a colocar todos os tipos de coisas em todas as espécies de relações.
Palavras-chave: Brincar. Matemática. Aluno.
1 INTRODUÇÃO
Ensinar Matemática através do Lúdico e a importância de se trabalhar o Lúdico na Matemática, é uma maneira que encontramos de proporcionar a interação entre alunos e a disciplinas de matemática, mostrando como a matemática pode ser gostosa de trabalhar, e que haja um encantamento pela matemática por parte dos alunos.
O resultado principal através desse trabalho lúdico foi possibilitar com que os alunos não tenham a visão de que a Matemática é medonha e é a matéria mais difícil de estudar, concebida conforme visão “popular”, repassada inclusive de geração para geração.
Para obtenção desse resultado aplicaram metodologias que os auxiliasse nas atividades em sala de aula.
Partindo do interesse do educando e utilizando o aspecto lúdico, o ensino da Matemática pode se tornar prazerosa e descontraída de se trabalhar.
Para isso é importante que desde a Educação Infantil se trabalhe o