Alfabetização em libras/blinbuismo

3667 palavras 15 páginas
A partir do nosso primeiro contato com a LIBRAS, podemos observar a sua grandeza de conhecimento na aprendizagem do Surdo, constatamos a dificuldade que os mesmos encontram na comunicação e/ou linguística,desta forma a LIBRAS é instrumento fundamental para desenvolvimento e inserção do deficiente auditivo na sociedade, enfim, o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área educacional e entidades que trabalham em prol do reconhecimento e cumprimento da legislação, no que se refere à obrigatoriedade da LIBRAS na grade curricular de ensino no município de São Paulo.
É de fundamental importância que o aluno de Educação Infantil seja alfabetizado na LIBRAS (Língua Materna) ao mesmo tempo na Língua Portuguesa, contemplando assim a educação bilíngue.

1.2 Problemática:
A socialização do deficiente auditivo na sociedade, onde ocorre o preconceito, a falta de educadores qualificados e ambiente adequado para o atendimento ao aluno com necessidades de Educação Especial.

1.3 Objetivos:
1.3.1 Objetivos gerais:
O objetivo dessa pesquisa é que os profissionais da área da educação possam compreender que a criança surda pode e deve ser alfabetizada nas duas línguas, primeiro na Libras que é a sua língua materna e segundo na língua portuguesa na parte escrita. (L1 e L2)
1.3.2 Objetivos específicos:
• Conhecer o Bilinguismo como proposta educacional;
• Ingresso do DA na rede regular de ensino;
• Proporcionar ao DA as mesmas condições de ensino aprendizagem de um ouvinte:

Metodologia:
Para realização do presente trabalho foi utilizado pesquisa bibliográfica buscando embasamento teórico para a realização da pesquisa com uma abordagem qualitativa sem submeter o conhecimento produzido a partir dessas investigações.

Capitulo 1.
1.Historia da Educação de Surdos no Brasil.
A educação dos surdos

Relacionados