Alfabetização 2
Desde muito pequenos aprendemos a entender o mundo que nos rodeia. Por isso, antes mesmo de aprender a ler e a escrever palavras e frases, já estamos “lendo”, bem ou mal, o mundo que nos cerca. Mas este conhecimento que ganhamos de nossa prática não basta. Precisamos de ir além dele. Precisamos de conhecer melhor as coisas que já conhecemos e conhecer outras que ainda não conhecemos.”
( A importância do Ato de Ler - Paulo Freire, 2003, p.71)
Na aula 7 refletimos sobre o conceito de palavramundo. Com base, principalmente, nos estudos desta aula e no texto que está apresentado acima, redija um texto argumentativo de aproximadamente 10 linhas que expresse o seu entendimento sobre este conceito e como o mesmo pode ser articulado na prática da sala de aula?
Resposta:
Ao inserir a leitura de mundo das crianças no processo de alfabetização, essa leitura possibilita uma melhor compreensão do mundo, permitindo ao aluno uma visão mais crítica da realidade. No que se refere à alfabetização, para Paulo Freire, não basta ensinar apenas os códigos de leitura e escrita, mas também relacionar e compreender o significado dessa aprendizagem, para usá-la no dia a dia de forma a atender as exigências da própria sociedade. Construir conhecimentos a partir das leituras de mundo, ou seja, dos conteúdos que permeiam a sala de aula, é produzir um espaço de construção e circulação de conhecimentos.
Questão 2 ( 3 pontos)
A Lei 9.394/96, a LDB, Lei de Diretrizes e Base da Educação, refere-se à Finalidade, Formas de oferecimento e avaliação na Educação Infantil. Preencha o quadro abaixo quanto aos itens mencionados.
Quanto à Educação Infantil | Finalidade | O