alfabetizaçoa
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
O segundo volume do RCNEI contempla o âmbito da formação pessoal e Social, descrevendo sobre Identidade e Autonomia; e, como a Instituição Infantil, efetivamente pode atuar nos processos de construção nessas dimensões, possibilitando às crianças conhecer, descobrir e ressignificar seus valores, seus conceitos e ética.
A criança vai construindo sua identidade no decorrer dos anos, conforme a particularidade do meio em que está inserida trata do complexo processo de construção da identidade e da autonomia da criança, enaltecendo a importância das interações sociais, juntamente, com as experiências e vivências da criança, fatores essenciais associados aos processos de fusão e diferenciação, da construção de vínculos e da expressão da sexualidade.
A Construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais. A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguindo de todas as características físicas de modos de agir e pensar e historias pessoal. A fonte original da identidade esta naquele circulo de pessoas com que criança interage no inicio da vida. Em geral a família é a primeira matriz de socialização. Ali cada um possui traços que distingue dos demais elementos (filho mais velho, caçula) ás suas características físicas ao seu temperamento. O modo como os traços particulares de cada criança são recebidos pelo professor, é pelo grupo em que insere tem um grande impacto na formação de sua personalidade e de sua autoestima, já que sua identidade esta em construção. Nessa faixa etária, a criança encontra-se numa fase denominada de heteronomia, em que da legitimidade a regras e valores porque provem de fora, em geral de um adulto a quem