ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO
ATIVIDADES AVALIATIVAS
1) Letramento é um conjunto de práticas sociais que usam a escrita enquanto sistema simbólico, social, político e ideológico. Assim o indivíduo adquire a capacidade para fazer uso adequado da leitura e escrita.
As demandas sociais são: escrever uma carta, pegar um ônibus, ler uma reportagem, usar terminais de auto atendimento, etc.
2) Para Ferreiro e Teberosky a alfabetização é fruto de um processo de construção de hipóteses e de procedimentos da análise da língua. Nesta construção da escrita e da leitura acontece de forma processual, o sujeito precisa vencer cada desafio apresentado em cada nível.
Com objeto cultural, a leitura e a escrita tem que ocupar o seu verdadeiro espaço na escola e ter reconhecida a sua função e importância social. Para elas o sujeito traz consigo uma bagagem cultural que preciso ser valorizada como estratégia de construção de novos conhecimentos.
Os caminhos pelos quais se aprende ler e escrever não mudam mas, as experiências prévias fazem a diferença no ritmo dessa construção alfabética.
3) Uma proposta moderna seria aquela que contemple a formação de valores essenciais à vida e a criação de novos ambientes educacionais que estabeleça um clima aberto, inovador, investigativo e interativo.
4) O letramento pode contribuir no sentido de trazer para dentro de sala de aula acontecimentos do cotidiano.
Uma educação mediada pelo professor, problematizadora que leve o aluno a pensar, a descobrir sozinho o conhecimento e assim, tornando-se agentes de sua própria aprendizagem.
5) Postura associacionista é aquela em que a aprendizagem da leitura se dá através de uma simples associação entre respostas sonoras e estímulos gráficos.
Para superá-la devemos trazer para sala de aula os conhecimentos prévios dos alunos sobre o mundo e usá-los como estratégias de construção de novos conhecimentos.