Alfabetizar letrando
1 TEMA Alfabetização e Letramento para crianças do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem na Escola Estadual Leite Neto
2 PROBLEMA
Quais as maiores dificuldades encontradas pelos alunos no contexto da aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem pode ser sanada com intervenções bem feitas por um professor/educador?
3 JUSTIFICATIVA
De acordo com estudos científicos, o processo de aprendizagem e suas dificuldades devem ser analisados com a realidade externa e interna do aluno, devendo utilizar vários campos de conhecimento, para que possa compreender melhor a condição do sujeito que apresenta dificuldade na leitura e na escrita. Produzir bons leitores é o grande desafio atual da escola, visto que muitos dos nossos alunos chegam ao final do Ensino Fundamental sem o domínio dessa habilidade. Esse resultado insatisfatório do domínio da leitura pelos alunos se deve muito a concepção predominante de nossas escolas nos dias atuais, pois a maneira como o educador compreende o ato de ler, determina o ato de ensinar, ou seja, sua modalidade de aprendizagem determina sua modalidade de ensino. Praticamente todo trabalho de alfabetização em nossas escolas parte do pressuposto de que o importante é ensinar o mecanismo de decodificação, porque depois a compreensão virá automaticamente. Como disse Carvalho “(2007, p.62).” O pressuposto está errado. Antes mesmo de ensinar a decodificar as letras e sons é preciso mostrar aos alunos o que se ganha, o que se aprende com a leitura: mas isso só será possível por meio de atividades que façam sentido, que vise a compreensão de leitura desde as etapas iniciais de alfabetização".
A importância de destacar a preocupação de como lidar com a questão de alfabetização/letramento nas séries iniciais, trará um grande benefício a comunidade assistida. Pois, o trabalho de intervenção psicopedagógico traz um novo olhar com relação ao “problema” de dificuldade de aprendizagem.
A motivação maior do