Alfabetizando com a Biologia
Thaís Priscila de Souza Torres 1
Rôsecler Batista Ribeiro 2
Isaíras Padovan ³
1,2 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – UFPE, Recife, PE.
³ Coordenadora do PIBID de Biologia – UFPE, Recife, PE.
INTRODUÇÃO
O Brasil tem uma grande dificuldade de alfabetizar as crianças de escolas públicas, assim, dificultando a aprendizagem nas disciplinas, como a ciências/biologia com seus termos técnicos e definições. Por isso, buscamos modelos didáticos de biologia interdisciplinarizando com a língua portuguesa. Nesta prática participaram alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Martins Junior, na cidade de Recife – PE.
METODOLOGIA
A turma de 35 alunos foi dividida em três grupos; Posteriormente foram apresentadas várias sínteses da Biologia, seus âmbitos de estudos: estrutural, funcional, evolutivo e ecossistêmico, através de modelos didáticos e fotos; Após esta etapa os alunos tiveram que responder questionamentos dos docentes; Por fim, soletraram e escreveram, com as letras distribuídas à mesa ao lado dos modelos didáticos. Para reforçar mais seguridade do estudo utilizamos questionários avaliativos para identificar se a atividade foi favorável para a aprendizagem. RESULTADO E DISCUSSÃO
Durante a atividade cada grupo foi orientado a escolher uma das três mesas com os modelos didáticos. Durante a apresentação dos modelos os alunos foram incentivados pelos docentes a responder questões que se desenrolaram a partir do conhecimento prévio dos alunos. Um exemplo: Apresentaram um modelo de célula aos alunos, assim tiveram que identificar o objeto, e todos responderam “célula”, perguntamos: “Como escreve isso?”, resultaram: Cellula, celulla, selula. Na estrutura da célula soletraram ribossomos, e resultaram: riboçomos, riboçomus, ribosomos. Anotamos as palavras escritas por eles e fizemos uma revisão após a atividade. Corrigimos dos conceitos à escrita.
Duas semanas antes da atividade aplicamos o