alfabetizacao
Fernanda dos Santos Apolinário – GRD 20110215
Nady Moreira de Almeida Sauer – GRD 20110458
Polo: Rio Negro - PR
Turma: 2011
Nome do tutor presencial: Carmen Lucia Rodrigues de Siqueira;
Evelin Gislane Schoroeder de Lima
Nome do tutor a distância: Franciane Heiden Rios;
Tatiana Santini Trevisan
Módulo: EDP 053
Atividade: Conceito e concepções de linguagem
Data de postagem: 27/04/2013
Conceitos e Concepções de Linguagem
Os sumérios há vários séculos atrás inventaram uma forma de registrar suas ideias, onde tentavam representar sua fala através de desenhos, sendo encontrados documentos que demonstravam a preocupação daquele povo com a transmissão do conhecimento sobre a escrita.
A linguagem é um conjunto organizado de significantes a fim de divulgar suas ideias, a organização lógica da frase é a característica do código verbal, considerando a escrita padrão para a fala, dando ênfase para a recitação oral e a cópia como meio para adquirir a estrutura da escrita. Como os monges faziam, eles escreviam livros com base em cópias manuais para as bibliotecas, onde não era necessário saber ler e sim ter boa caligrafia, para realizar melhor sua atividade.
Ter conhecimento que um texto escrito provoca planejamento, reflexão sobre a língua exigindo maior organização da linguagem para atingir o interlocutor, a oralidade é considerada espontânea, o que força os a repetir ou reformular certos assuntos, em benefícios do entendimento e da interação.
A concepção positivista é a aquisição da linguagem,