alfabetizacao e letramento
ESCOLA DE EDUCAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: PENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA
CURITIBA
2012
KATLIN YARA SANTANA SCHON
KRYSCIA ALESSANDRA FERREIRA ZOCOLLOTTI
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: PENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA
CURITIBA
2012
A criança e a linguagem:interação e inclusão social.
As crianças de hoje convivem desde cedo com a linguagem oral e escrita, participam de atividades onde fazem interpretação de imagens e criam textos com base em seu próprio repertório. São estimuladas a desenvolver a criatividade e a imaginação e está o tempo todo inserido em ambientes de muita conversa questionamentos em que precisam interagir, e expressar oralmente suas ideias e sentimentos.
Visualizam diariamente diversos gêneros e tipos textuais, o que é muito importante na fase da educação infantil, para que assim possamos contribuir para formar cidadãos leitores e desenvolver o gosto pela leitura e escrita. Todos o gêneros são importantes para o desenvolvimento da criança, afinal no dia a dia elas tem conto com vários gêneros, mesmo que estes não sejam tão evidentes.
Para que ocorra este desenvolvimento é necessário intermediação do professor e pais, pois caso contrário à alfabetização e o letramento não ocorrem.
A criança precisa estar inserida em um contexto em que a alfabetização caminhe junto com o letramento.
Segundo Magda Soares (1998, p.47) “alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”.
É necessário que a criança seja colocada em meio a diferentes tipos de textos, devem participar de atividades em que se faz necessário recontar histórias, relatar algumas vivências diárias, descrever ações como receitas,