Alfabetiza O E Letramento
PRÁTICAS
Maria das Graças Porto Pires1
Margareth Correia Fagundes Costa2
Lúcia Gracia Ferreira3
Resumo
Abstract
Adotando o conceito de letramento como um fenômeno que supera o conceito de alfabetização - processo de codificação e decodificação da escrita, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com a finalidade de compreender como se dá a prática de alfabetizar e em que medida está vinculada à proposta de letramento. Apoiadas em autores como Soares
(2000, 2003); Ferreiro (2001); Bakthin, (2003); Marcuschi (1983), Smolka (1989) buscou-se analisar a importância da contextualização e do letramento no processo de alfabetização. A partir dessa pesquisa, pôde-se perceber que grande parte dos professores, não tem clareza da possibilidade de propiciar uma alfabetização na perspectiva do letramento. A pesquisa também revelou que esses profissionais não receberam suporte teórico - metodológico nos seus cursos de formação profissional que os preparassem para a importante tarefa de alfabetizar, propiciando também o letramento.
Assim, pôde-se depreender a urgência da discussão e incorporação de conceitos de alfabetização para além da aquisição do código escrito e de letramento como práticas sociais de usos da língua.
Adopting the letramento concept as a phenomenon that overcomes the literacy concept, code process and decoding of the writing, took place a field research with the purpose of understanding as he/she gives one practices them of to alphabetize letrando and to analyze the importance of the contextualização in the traditional conception, in the methods of the conventional system of writing. Starting from that research, of qualitative character, it could be noticed that the teachers don't have knowledge of as to alphabetize letrando.
Beyond, of they have not had support during its initial formation to work with classes alfabetizadoras. Thus, he/she becomes urgent that the child's social context is respected