Alfabetiza O E Letramento
Alfabetização e letramento
Síntese
A alfabetização escolar no Brasil possui um histórico polemico. A sociedade sente- se insegura e os projetos clássicos de alfabetização não se mostram eficazes.
O letramento é um conceito novo que engloba a ideia de alfabetização, porem se estende e busca de novos caminhos para a evolução e eficiência escolar.
O construtivismo faz uso do conceito do letramento e é uma modalidade pedagógica que vem crescendo e ganhando cada vez mais força e credibilidade, tanto na sociedade quanto pelos profissionais da educação.
Reflexão
As praticas atuais de alfabetização vivem um momento de total incredibilidade. O baixo resultado escolar da maioria das crianças no Brasil provoca uma corrida por novas alternativas na área.
Enquanto a alfabetização se foca na linguagem escrita, o processo de letramento busca ultrapassar o domínio do sistema alfabético e ortográfico, através de processos que buscam situações reais e praticas pedagógicas que acompanham o desenvolvimento comportamental dos alunos.
O processo de letramento abrange a alfabetização tradicional, porem mostra que ela sozinha não atinge o objetivo maior da língua.
Na década de 80, com a formação do construtivismo, significativas mudanças foram prometidas com novos conceitos pedagógicos que utilizavam a interpretação por meio de sons e sinais gráficos, uso de praticas diversificadas e uma conceitualização da língua escrita. Claramente, existem criticas e empecilhos em relação ao construtivismo, porem a natureza não arbitraria do mesmo é uma forma inegavelmente eficaz para ajudar a minimizar os atuais problemas na aprendizagem da língua portuguesa. A faceta fônica construtivista torna o desenvolvimento mais interessante para as crianças, incorporando- as nas atividades teóricas e práticas de leitura e produção de texto, motivando seu letramento.
Esse conceito tem um custo mais elevado e exige uma reciclagem da maioria dos profissionais envolvidos, mas sem um debate