alfab
O Objetivo do trabalho é demonstrar influências e contribuições das teorias da administração, bem como a influência de filósofos.
A partir da Revolução Industrial surgiram novas concepções de trabalho, modificando toda a estrutura social e comercial.
Os teóricos começaram a pensar a questão sobre organização, em torno de cinco variáveis, tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia.
Frederick Taylor deu ênfase nas tarefas, buscando a racionalização do trabalho.
A teoria da Burocracia, de Max Weber, procurou definir um modelo de organização racional, capaz de caracterizar todas as variáveis.
Na teoria clássica, de Henry Fayol, a ênfase foi dada à estrutura da organização e na definição de funções.
A Teoria das Relações Humanas surgiu em oposição às teorias mecanicistas de Taylor, numa tentativa de humanizar o trabalho. Foram vários fatores que possibilitaram a busca de bases científicas para melhoria de prática empresarial.
Por isso que administrar, seja na antiguidade ou nos dias atuais, é interpretar os objetivos organizacionais, através do planejamento e ação empresarial e que as teorias da administração, sofreram constantes influências, contudo mostram conhecimento no que se refere a evolução das funções, técnicas administrativas e tecnologias organizacionais, que tendem a facilitar a análise das organizações e seus processos que permitem intervenção mais precisas e efetivas e que asseguram a excelência dos resultados dos trabalhos, principalmente quando a administração procura alcançar resultados eficazes de forma sustentável e com responsabilidade social, para a tomada de decisão.
Importante destacar que as tendências atuais estão voltadas para a valorização dos colaboradores. Onde os maiores desafios está na maneira de utilizar o conhecimento, ou seja, a transformação do papel das pessoas, em que o talento humano se torna tão importante quanto o próprio negócio.
Nas organizações, os colaboradores devem