Alexandria - Arquitetura
UNIP
Arquitetura e
Urbanismo
Campus: Brasília
Teoria e História da
Arquitetura e
Urbanismo – THAU
Prof.:
Turma: AU4P30
Alunos: Bianca Rangel,
Marcos Paulo, Velto
Carvalho, Stefany
Análise do filme “Alexandria” Direção:
Alejandro Amenábar, 2009, Espanha
Slide 2
No final do século IV D.C. o Império Romano estava a beira de um colapso.
Mas Alexandria na província do Egito, ainda mantinha muito do seu esplendor. Ali ficava uma das sete maravilhas do mundo, o lendário Farol
(Lighthouse), assim como a maior biblioteca da
Terra.
A biblioteca não era apenas um símbolo cultural, mas também religioso. O lugar onde os pagãos cultuavam seus deuses ancestrais.
Os cultos pagãos a muito estabelecidos na cidade eram agora desafiados pela fé judaica e por uma religião até recentemente banida, o cristianismo. Texto apresentado na primeira cena do filme.
Os cristãos eram lançados no Coliseu pra brigar com os leões. Agora o Imperador converteu-se ao cristianismo e a religião vem tomando cada vez mais espaço.
Slide 3
Nos tempos antigos, Alexandria foi uma das cidades mais importantes do mundo. Foi fundada em torno de um pequeno "vilarejo" em 331
a.C. por Alexandre, o Grande tendo como arquiteto Dinocrates Rhodes. Permaneceu a capital do Egito durante 1000 anos até a conquista muçulmana no Egito, quando a capital passou a ser Futsat (que foi depois incorporada no Cairo).
No mapa podemos identificar o cardo e decumano, principais vias da cidade, e no cruzamento destas vemos o Fórum e os alguns edifícios públicos como o anfiteatro. Também podemos identificar os principais edifícios mostrados no filme: o Serapeum, a Biblioteca e até mesmo os próprios anfiteatro e o Fórum.
Slide 4
O Farol de Alexandria
O Farol de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo, foi construído a mando de
Ptolomeu no ano 280 a.C. pelo arquiteto e engenheiro grego
Sóstrato de Cnido. Era uma torre de