alexandre
Alexandre Hanazaki, 37 anos, nasceu em Presidente Prudente, se formou em arquitetura e urbanismo na Universidade de Marília e se interessou pelo paisagismo durante um curso realizado em Holambra (cidade das flores). Possui um escritório na região de Pinheiros em São Paulo. Seus trabalhos possuem estética contemporânea e linhas simétricas. Ficou conhecido após realizar o projeto paisagístico da Casa Cor 2002. Já foi matéria de várias revistas e livros, nacionais e internacionais, como Casa Vogue e New Brazilian Garden: The legacy of Burle Marx.
“O paisagista deve ter uma visão espacial, porque trata com um ser vivo. Ele imagina como uma composição ficará em cinco ou dez anos”
Alexandre Hanazaki
Jardim Hana Zaki – Mostra Black – 2012
Alex Hanazaki fez uma releitura contemporânea da paisagem que ele conviveu na infância em Presidente Prudente, com traços geométricos das plantações e formas das montanhas. O nome do projeto leva seu sobrenome, que traduzido para o português significa “crescimento da flor”. Para surpreender e aguçar a curiosidade de quem visitava sua obra, na entrada havia apenas uma espécie de olho mágico. Por trás encontravam-se árvores típicas do Japão e do Brasil, como as cerejeiras Okinawa e jabuticabeira. Linhas retas contornavam o chão com espelhos d’água. A parte sustentável se destacava pelo deck ser de madeira reciclada, pedras certificadas e ecologicamente retiradas, a iluminação foi feita com luzes de LED para a economia de energia e há uma horta com temperos variados.
Ficha Técnica
Localização: Hyundai Mostra Black – Av. Professor Fonseca Rodrigues, 664, Alto de Pinheiros – São Paulo
Data de exposição: De 22 de maio a 24 de junho de 2012
Área: 800m²
Projeto Paisagístico: Alex Hanazaki
Bibliografia
www.anualdesign.com.br/saopaulo+rio/projetos/1528/jardim-hana-zaki-alex-hanazaki