Alexandre o'neill
Poeta português do séc xx
Alexandre O’Neill
Poeta português do séc xx
Trabalho realizado por: Beatriz Franco Garcia nº3 Diana Barreiros nº10 Maria Beatriz nº17 Vanessa Susano nº24
Disciplina de: Português
Professora: Sandra Valentim
Data de entrega: 21-02-2013
Índice
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre a vida e obra do poeta Alexandre O’Neill, e as obras que ele compôs. Vamos também mostrar alguns dos poemas e a forma de constituição destes.
(...) rebanho pelo medo perseguido, já vivemos tão juntos e tão sós que da vida perdemos o sentido...
Alexandre O ’Neill (Perfilados de Medo)
Biografia
Alexandre Manuel Vahía de Castro O'Neill ou simplesmente Alexandre O ’Neill, nasceu em Lisboa a 19 de Dezembro de 1924, falecendo em 21 de Agosto de 1986 em Lisboa, descendente de irlandeses. Filho do bancário António Pereira Eça O ’Neill de Bulhões e de Maria Gloria Vahía de Castro O ’Neill de Bulhões dona de casa. Foi um importante poeta do movimento surrealista. Depois de concluir os estudos do Liceu, ingressa na Escola Náutica de Lisboa. Em 1944, após concluir o 1º ano, solicitou, junto à capitania de Lisboa, a cédula marítima, que lhe permitira exercer a função de piloto. O pedido foi-lhe negado por causa da sua miopia.
Autodidacta, O ’Neill foi um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa. É nesta corrente que publica a sua primeira obra, o volume de colagens “A Ampola Miraculosa”, mas o grupo rapidamente se desdobra e acaba. As influências surrealistas permanecem visíveis nas obras dele, que além dos livros de poesia incluem prosa, discos de poesia, traduções e antologias. Não conseguindo viver apenas da sua arte, o autor alargou a sua acção à publicidade. É da sua autoria o lema publicitário «Há mar e mar, há ir e voltar». Foi várias vezes