Alexander von humboldt: viajante naturalista e entusiasta da harmonia da natureza.
Introdução
Esse texto centra-se nos noventas anos entre o nascimento e o falecimento de Humboldt, em sua trajetória intelectual, politica e especialmente enfocando o caráter humano e o contexto social do naturalista prussiano. As obras de Humboldt são um legado a posteridade de sintetização e constituição do pensamento cientifico moderno que se estruturava durante o século XIX ao mesmo tempo, marcaram o final da era dos grandes homens detentores de conhecimentos vastos abarcando diversos ramos do saber.
Educação e contribuições à ciência em geral Em Berlim, no principado de brandemburgo em 14 de setembro de 1769, nascia Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander Freiherr Von Humboldt, homem que viria a contribuir de maneira extremamente frutifica para o conhecimento cientifico e que faria parte do quadro de personalidades marcantes do século XVIII e XIX ao lado dos maiores naturalistas.
Era filho de família nobre, seu pai, era maçom e major. Humboldt era estreitamente amigo do rei da Prússia Frederico que lhe possibilito dispor de bens e recursos para engenhar seus projetos e sonhos mais ousados. Sua mãe Maria Elisabeth também possuía enorme fortuna. Na estrutura cientifica de sua época Humboldt se destaco como naturalista , abarcando nos campos da zoologia, física, geologia e botânica, mais foi à geografia que o pressiono e dedicou especial atenção e é considerado um dos fundadores do ramo da geografia física. Além de reconhecidas contribuições a geografia foi organizada importantes contribuições em conhecimento geral. Em conjunto com Gay Lussac realizou decomposições analíticas do ar, resultando na descoberta das proporções do oxigênio e hidrogênio na composição da agua no ano de 1805, fato esse que foi o estagio especial de pesquisas de Lussac. No campo da arqueologia, fez constatações importantes sobre a cronologia das civilizações pré-colombianas do Peru e do México.
Humboldt