Aletas - fenômenos de transporte
Inrodução 3
Tipos de Aletas 3 Aletas Plana Aletas Anular Aletas Piniforme (Pino)
Exemplos de alguns materiais para aletas 3 Aletas em PVC Aletas em fibras (Fiberglass) Aletas em policarbonato
Cálculo para Superfícies com Aletas 4
Exemplo de Cálculos 7
Referências 9
Introdução
O estudo de superfície estendidas ou aletas é muito importante para o curso de engenharia, pois as mesmas são encontradas em vários sistemas de transferência de calor com uso pratico e/ou industrial. Como exemplo de sistemas que possuem aletas pode-se citar: radiadores de automóveis, sistemas para resfriamentos de pistões de motores de motocicletas, o uso de tubos aletados para um condicionador de ar, equipamentos eletrônicos, etc.
Adicionando uma aleta a um objeto, aumenta-se a área superficial e pode ser uma solução econômica para os problemas de transmissão de calor. A seleção da geometria adequada da aleta é encontrada através de uma análise das características de transmissão de calor, custo, peso, perda de carga e espaço disponível.
Tipos de aletas
- Aletas plana: é qualquer superfície estendida que se encontre fixada a uma parede plana, ela pode ter uma área de secção transversal uniforme ou variando com a distancia x da parede.
- Aletas anular: é aquela que se encontra fixada circunferencialmente a um cilindro e sua seção transversal varia com o raio da parede do cilindro.
- Aletas piniforme (pino): é uma superfície estendida de área de seção transversal circular. As aletas piniforme podem também possuir seção transversal uniforme ou não.
Exemplos de alguns materiais para aletas
-Aletas em PVC: o PVC, com 1,3mm de espessura, é um produto de grande versatilidade. Suas propriedades, características e relação custo/benefício combinados, revelam suas potencialidades de aplicação. É possível filtrar 100% dos raios ultravioletas e 50% dos raios infravermelhos.
Principais