Alergia aliementar
ALERGIA
O sistema imune identifica proteínas de certos itens como elementos estranhos. Depois de se sensibilizar, começa a produzir as imunoglobulinas específicas (IgE), ou seja, os anticorpos para combater as moléculas consideradas invasoras. Isso provoca desde uma leve coceira até um grave choque anafilático.
INTOLERÂNCIA
Ocorre quando o sistema digestivo não produz uma enzima capaz de quebrar o carboidrato de um alimento. Ou seja, ele nem chega a cair na circulação para despertar uma reação imunológica. A mais famosa é a intolerância à lactose, que não permite a absorção do açúcar do leite. O resultado são cólicas, náuseas e vômitos.
REAÇÃO TÓXICA
A coxinha estragada servida num coquetel é um exemplo do que pode causar o problema. Ele também se manifesta quando consumimos um ingrediente vencido ou contaminado por metais pesados, como chumbo e mercúrio. Nada a ver com genes qualquer um está sujeito ao mal. intoxicação, o problema é causado por bactérias e fungos presentes nos alimentos e o paciente pode ter, além da diarreia e vômito, febre
Ex.: De acordo com a médica, a alergia ao leite costuma despontar ainda na infância. ?Cerca de 2% das crianças têm o problema, mas, como o sistema imunológico vai sofrendo alterações ao longo do tempo, a alergia costuma desaparecer?, aponta.
"A intolerância à lactose, por sua vez, é uma deficiência caracterizada pela falta de lactase, enzima responsável pela quebra da lactose, que é o açúcar do próprio do leite", afirma a gastropediatra Vera Lucia Sdepanian, da Unifesp. Segundo a especialista, cerca de 70% dos adultos têm algum nível de intolerância, pois a quantidade de lactase no organismo vai diminuindo naturalmente após os cinco anos de idade. Alergia é menos comum, muitas pessoas confundem com intolerância à derivados de milho, derivados do leite e derivados do trigo (glúten)
Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a um corpo considerado