Alencar Caraterizacao Socioinstitucional
1789 palavras
8 páginas
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONALSUMÁRIO
1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
1.1 Identificações da Instituição
O presente relatório sócio assistencial apresenta informações do primeiro estágio curricular obrigatório do curso de Serviço Social – UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, segundo as Diretrizes Curriculares do mesmo, configura- se a partir da inserção do aluno no espaço sócio – ocupacional, objetivando capacita- ló para o exercício profissional. O campo de estágio escolhido para o desenvolvimento das atividades acadêmicas da prática profissional foi a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, no município de Tupanciretã – RS, num conjunto arquitetônico no centro da cidade, independente em sua estrutura física e com acesso privativo, e equipe profissional própria situado na Rua Exp. João Moreira Alberto.
O município de Tupanciretã é gestor das Políticas Públicas através da prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina – se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
Essa Proteção prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada. Esses serviços e programas deverão incluir as pessoas com deficiência e ser organizados em rede, de modo a inseri – lá nas diversas ações ofertadas. Os benefícios Eventuais e os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) compõem a Proteção Social Básica, dada à natureza de sua realização. Os programas