Alem das palavras
A leitura é de total importância em todas as fases de nossas vidas. Ao escrever um texto o autor não leva em consideração os conhecimentos do leitor, mas tenta construí-lo ao decorrer do texto, fazendo-o captar o sentido e suas intenções, levando assim a interação autor-texto-leitor.
Para extrair todas as informações o leitor deve realizar um trabalho de compreensão e interpretação. Para isso, é preciso ter estratégia de seleção, antecipação, inferência e verificação.
As estratégias de leitura são feitas para facilitar a compreensão, e impor um objetivo para estimular e motivar o leitor. Esperamos que ele entenda e critique todas as informações que o autor disponibilizou,e dê sentido e direção a leitura.
Para interagirmos com o autor e o texto temos que antecipar e criar hipóteses com as informações sobre o meio de veiculação, o gênero textual e o titulo. Temos um exemplo claro através do título do miniconto “O retorno do patinho feio”, onde é possível observar o processo de interação:
“Focalizando o título, atentamos a palavra retorno e seu significado – regresso, volta – e situamos a história no mundo das narrativas infantis, resgatando em nossa memória a história do Patinho Feio com a qual este conto dialoga de perto.”. (Elias, Vanda Maria – Ler e compreender os sentidos do texto – Ed Contexto)
O autor deve organizar as palavras do texto, de forma que possam despertar sentimentos e emoções, prendendo a atenção do leitor para que ele possa formular hipótese e sempre esteja disposto a ver o que acontecerá nas próximas paginas para confirmá-las ou não.
As estratégias de leitura são feitas para facilitar a compreensão, e impor um objetivo para estimular e motivar o leitor.
Podemos dizer que para executarmos a atividades de leitores ativos, temos que estabelecer relações com nossos conhecimentos construídos anteriormente e as informações contidas no texto, fazendo comparações e formulando perguntas relacionadas ao seu conteúdo,