ALELUIA
CIÊNCIA E SOCIEDADE
SUMÁRIO
1.1 Introdução
2
1.2 Ciência e Gestão Social
2
Considerações finais
4
Bibliografia5
Glossário5
01
|aula
Prof. Esp. Osvaldo José da Silva
Objetivo da aula
▪▪ Apresentar
os
aspectos
científicos
que
fundamentam o estudo da sociedade na dimensão da sociologia e da gestão social.
1.1 Introdução
O estabelecimento do estudo das sociedades a partir de um método científico deveu-se às crises sociais, advindas, sobretudo dos conflitos estruturais e conjunturais iniciados pelas transformações do movimento Renascentista do século XVI.
O Renascimento estabeleceu as bases de uma nova visão de mundo (cosmovisão social) pautada pela predominância hegemônica da razão, como mecanismo de explicação dos fenômenos sociais; em oposição à crença religiosa predominante do período histórico medieval, anterior à modernidade.
Modernidade esta, inaugurada com as grandes inovações científicas do século XVI, pautadas pelo cartesianismo, desenvolvido pelo filósofo-matemático francês René Descartes (1596 - 1650) que a partir da obra o Discurso do Método, propõe, as novas regras racionais para a compreensão dos fenômenos científicos a partir do método racional dedutivo. Ao mesmo tempo, o filósofo britânico
Francis Bacon (1561 - 1626) estabelece com a obra “Novum Organum” (Nova Lógica) as diretrizes do método experimental indutivo para a compreensão dos fenômenos.
1.2 Ciência e Gestão Social
Encontra-se na obra de Martins (1979: 137 -140) citado por Ferreira (2001: 26 - 27) uma classificação e leitura moderna quanto às formas de perceber o conhecimento. Assim, segundo Martins, o indivíduo no momento em que desperta para a razão, indaga, interroga, buscando o conhecimento, questiona-se: O que é conhecer? Para ele, é representar o real. Nesse sentido todo e qualquer conhecimento é uma representação do real, uma interpretação do mundo dos fenômenos. Para melhor se compreender o