Aleluia
Os três próximos textos serão usados para as questões de 1 a 8
Texto I
O controle dos genes envolvidos no processo de envelhecimento será uma das maiores conquistas da história da sociedade humana. A grande maioria das doenças, entre elas o câncer, o diabetes e os problemas cardíacos, está relacionada ao envelhecimento e raramente acomete os jovens. Em sua versão final, o controle genético do processo de envelhecimento resultará em pessoas que se mantêm por muito mais tempo com saúde física semelhante à de um jovem de 20 anos. Mas o corpo humano na sua forma atual não é compatível com a imortalidade física. Nem é nosso objetivo criar pessoas imortais. Para nós, o importante é como se vive durante a velhice. Não se trata de prolongar simplesmente a velhice de forma indefinida, com velhos vivendo ilimitadamente, mas de garantir que as condições físicas da juventude sejam mantidas por mais tempo.
Texto II
Com a morte da mãe, o lar desmoronou e o menino foi internado, por ordem judicial, em um orfanato na cidade de Pirajuí, onde ficou até os 16 anos. Quando saiu, voltou para casa, reencontrou o pai e os irmãos, mas nenhuma esperança. Vivia de biscates, trabalhou num mercado e numa borracharia, depois em uma lanchonete. Até que um dia atendeu um rapaz forte e espigado no balcão. “Como você conseguiu ficar assim?”, perguntou Claudinei. “Fazendo atletismo”, respondeu o outro, orgulhoso. No dia seguinte começava a tardia carreira do campeão. “A vida transformou o Claudinei num forte”, diz Jayme Netto Júnior, seu treinador no Clube Fluminense de Presidente Prudente, interior de São Paulo. “Quanto maior é a pressão, maior é sua capacidade de superação”.
Texto III
Do lado de fora dos muros da Febem, a realidade da infância no Brasil é igualmente revoltante. Segundo dados do IBGE, 40,96% das crianças brasileiras entre zero e 14 anos vivem em condições miseráveis, ou seja, a renda mensal familiar não passa de metade do salário-mínimo. O