aleitamento materno
O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida. Além de alimentar e de proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para o seu desenvolvimento psicomotor e emocional.
Algumas vantagens:
* O leite materno é de fácil digestão.
* O leite materno imuniza o bebê contra doenças como diarréia, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, alergias e problemas na arcada dentária.
* O ato de mamar auxilia o movimento dos músculos e ossos da face, promovendo melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala.
* O ato de mamar estimula o padrão respiratório nasal no bebê, facilitando a oxigenação de suas estruturas faciais.
* A amamentação é uma forma muito especial e fortalecedora do relacionamento entre mãe e filho, que transmite segurança, carinho e amor ao bebê.
Benefícios do aleitamento materno para a mãe
Embora se fale muito nas vantagens do aleitamento materno para os bebês, é preciso lembrar que as mães também se beneficiam da amamentação. Além de produzir em maior quantidade os hormônios que auxiliam o corpo a voltar ao normal, à amamentação é um excelente método anticoncepcional, e também protege as mulheres contra a depressão pós-parto.
Algumas vantagens:
* Em geral, quando a mulher amamenta, seu corpo retorna ao normal mais rapidamente.
* A amamentação ajuda a reduzir o sangramento após o parto, diminuindo o tempo que o útero e o os seios costumam levar para voltar ao tamanho normal.
* O ato de dar de mamar aumenta o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
* O leite materno não custa nada, é de fácil aquisição, está na temperatura ideal e livre de contaminações externas.
Composição do Leite Materno A composição do leite materno é bastante completa, ele é o melhor alimento para o bebê. Em sua composição encontram-se todos os nutrientes necessários para o crescimento e