Aleitamento Materno
O
aleitamento materno é muito mais que um alimentação completa: é um momento único para a mãe e o bebê. É na amamentação que a criança recebe todos os nutrientes necessários para ter uma vida cheia de saúde. Além disso, a amamentação é um momento de amor e proteção.
EXISTEM LEIS QUE PROTEGEM A AMAMENTAÇÃO:
As trabalhadoras da cidade e do campo têm direito à licença maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário, ou de 180 dias de acordo com o empregador;
Dois descansos remunerados por dia, cada um de 30 minutos a cada 4 horas trabalhadas, até 6 meses de idade do bebê, além dos intervalos normais para repouso e alimentação;
Licença - paternidade de 5 dias, a contar do dia do nascimento do bebê;
No caso de adoção ou guarda judicial de crianças com até um ano de idade, a licença-maternidade será de
120 dias; crianças com um a quatro anos de idade, a licença será de 60 dias e para crianças de quatro a oito anos, a licença será de 30 dias.
A licença-maternidade só será concedida mediante a apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou guardiã.
IMPORTÂNCIA DO
ALEITAMENTO
MATERNO
Quando a mãe estiver amamentando, não deverá fazer outras atividades.
Lave sempre as mãos com água e sabão antes de amamentar.
PORQUE AMAMENTAR O SEU BEBÊ?
Coloque o bebê na posição correta para mamar
cer a outra. Dessa forma a criança estará recebendo leite com uma quantidade de gordura e energia, adequadas ao seu crescimento. Caso a mama oferecida na mamada anterior não tenha sido esgotada, iniciar por ela na seguinte.
O leite materno deve ser a única alimentação do bebê até os seis primeiros meses de vida, porque o organismo da criança não está preparado para receber outros leites, chás, água ou outros tipos de alimentos.
É importante repousar um pouco durante o dia, aproveitando o horário em que o bebê está dormindo.