Aleitamento Materno
O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê. Além disso, ele fortalece o sistema imunológico da criança, protegendo-a contra muitas doenças.
A composição do leite materno é bastante completa. Em sua composição encontram-se todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento ideal do bebê durante os primeiros 6 meses de idade, sem a necessidade de complementar com nenhum outro alimento ou água.
Proteínas: 1g, Gorduras: 3.9g, Ácido linoleico: 580mg, Carboidrato: 7.2g, Cobre: 25µg, Zinco: 0.25mg, Cálcio: 26 mg, Fósforo: 12µg, Selênio: 1.8µg, Vitamina A: 50µg e Vitamina C: 5 mg.
Para as mães que não conseguem amamentar, recomenda-se recorrer a algum dos muitos bancos de leite humano.
A amamentação traz muitos benefícios não só para o bebê como também para a mãe. Os principais benefícios para a mãe são: redução mais rápida de peso após o parto, melhor recuperação do tamanho normal do útero, diminuição do risco de hemorragia e anemia após o parto, redução do risco de doenças como o diabetes e o câncer de mama.
Além das vantagens do aleitamento, somente em raríssimas ocasiões, como na mãe portadora do vírus HIV, ele está contra-indicado.
Durante a lactação a passagem de drogas do sangue para o leite materno ocorre através de mecanismos envolvendo membranas biológicas, as quais possuem em sua constituição proteínas e fosfolipídios. Após atravessar o capilar endotelial a droga passa para o interstício e atravessa a membrana basal das células alveolares do tecido mamário. Assim, proteínas e lipídeos da membrana exercem influência na velocidade da passagem e, na concentração da droga no leite humano.