Aleijadinho
A cena do carregamento da cruz retrata o momento em que Jesus Cristo é obrigado a carregar a pesada cruz de madeira na qual será crucificado. Nas esculturas seguintes, Aleijadinho esculpe as quedas de Cristo e o momento tenso de sua morte. Jesus é retratado com uma expressão de dor devido ao grande peso do seu fardo.
Ainda dentro do campo da escultura se alinham os grandes relevos que ele esculpiu para pórticos de igrejas, que introduziram no Brasil um padrão de larga posteridade. Típico dessa inovação é a cartela ou brasão coroado ladeado por anjos, que apareceu primeiro no portado da Igreja do Carmo de Sabará.
Detalhe do Cristo carregando a Cruz, naVia Sacra de Congonhas
Aleijadinho transferiu esse modelo para os portais das igrejas franciscanas de Ouro Preto e São João del-Rei, onde a composição se torna muito mais complexa e virtuosística. Em Ouro Preto os anjos apresentam dois brasões lado a lado, unidos pela coroa de espinhos de Cristo e os braços estigmatizados, símbolos da Ordem Franciscana, e sobre isso se abre um grande medalhão com a figura da Virgem Maria, arrematado por uma grande coroa real. Decoram o conjunto guirlandas, flores, cabeças de querubins e fitas com inscrições, além de volutas e motivos de concha e folhagem. Também constituem novidade o desenho das peanhas, em arco semicircular, e a adição de fragmentos de entablamento acima das pilastras laterais,