Aleijadinho
Arquiteto, entalhador e escultor, Antônio Francisco Lisboa, comumente chamado de Aleijadinho, nasceu em 29 de agosto de 1730 em Vila Rica. Filho de um mestre de obras português e uma escrava, observava seu pai desde criança que também era entalhador, iniciando sua vida artística desde muito pequeno. Hoje é considerado um dos maiores artistas barrocos do Brasil.
Não se sabe muito acerca da biografia de aleijadinho, tornando-se complicado o trabalho de pesquisa sobre ele. Também existem pessoas que não acreditam em sua existência, na qual pensam que ele foi uma invenção do governo de Getulio Vargas.
Por volta dos 40 anos de idade, Aleijadinho começou a desenvolver uma doença, não se sabe ao certo qual; hanseníase, lepra ou alguma doença reumática. Assim, ele teve aos poucos a perda dos movimentos das mãos e dos pés, pedindo frequentemente ao ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos, para de certa forma, conseguir trabalhar.
Anteriormente a doença, sua obras eram marcadas pela harmonia serenidade e equilíbrio. Posteriormente começou a dar um tom mais expressionista em sua obras. Suas pinturas misturam diversos estilos do Barroco, e em suas esculturas estao presentes aspectos do rococó e dos estilos góticos e clássicos. O principal material utilizado em suas obras foi a pedra-sabão, que é matéria-prima brasileira. Houve também a utilização de madeira pelo artista.
Principais obras:
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Palácio dos Governadores
Igreja de São Francisco de Paula
Igreja de São Francisco de Assis: é considerada uma das maiores obras de Aleijadinho. Ele esculpiu, talhou e ornamentou toda a parte interna da igreja
Os passos da paixão: Os doze profetas de esculturas em madeira.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias
Igreja de São José
Igreja Matriz
Santuário Bom Jesus de Matosinhos
Via sacra
Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões
Chafariz da Samaritana
Matriz de São Batista
Matriz de Santo