Alegoria da Caverna
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE SOBRE OS TEXTOS:
A REPÚBLICA – A ALEGORIA DA CAVERNA
A ILUSÃO E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO
TERESINA – PI
Escrita por Platão, “A alegoria da caverna”, é um de seus mais conhecidos escritos. Esse diálogo se tornou conhecido e foi passado, através do conhecimento, por décadas e décadas. Mas, será que o mito da caverna seguiu durante os anos e está presente no Século XXI?
A partir da leitura dos textos, pode-se interpretar que, “A alegoria da caverna de Platão” está sim compreendida nos dias atuais. Ela se torna real quando comparamos esta alegoria, da Grécia Antiga, com os meios atuais de entretenimento. Os programas de televisão, jornais, sites de relacionamentos são bons exemplos dessa alegoria do Século XXI, onde as pessoas somente absorvem notícias e nada mais. Não refletindo de maneira crítica sobre tais informações.
Essas formas de entretenimento e informação já faziam parte do cotidiano das pessoas. Mas agora, estão fazendo parte, principalmente, do cotidiano de muitos jovens estudantes, que deixam suas atividades escolares para estarem conectados à Internet, em meio a jogos e notícias. Que, por sua vez, travam as formas de chegada do conhecimento e hipnotizam os cidadãos.
Por isso, de acordo com o meu senso crítico de futuro transmissor de conhecimentos, para evitar que mais pessoas se tornem presas às cavernas de suas consciências, a escola e os docentes, por meio de suas práticas pedagógicas, devem exercer um papel de crucial importância: mostrar aos alunos a verdadeira face do mundo atual e tirá-los da caverna. Entretanto, para que eles se tornem cidadãos críticos e compreendidos do mundo que os meios político e midiático escondem, deve-se dar valor à educação e suas concepções filosóficas. Pois, segundo Platão, educar sua consciência é a única maneira de