aldo van eyck
4.1. O que foi o team 10.
O Team 10 ou Team X refere-se a um grupo (sem vínculo formal) de arquitetos reunidos após a dissolução do CIAM com o objetivo de rever os seus conceitos. Entre seus membros mais assíduos e importantes estiveram Jaap Bakema, Georges Candilis, Aldo van Eyck, Giancarlo De
Carlo, Alison e Peter Smithson e Shadrach Woods. O grupo formava uma "geração mais jovem" que pretendia manter o espírito do CIAM através de uma revisão crítica. Estes arquitetos permitiram o mapeamento das principais discussões polarizadas dentro do Team 10, já que sustentaram opiniões diferentes e levantaram assuntos polêmicos, evidenciando algumas contradições. Van Eyck era um membro do núcleo desde o início na década de 1950 até o fim.
4.2. Participação de Aldo van Eyck.
A obra de van Eyck evidencia algumas preocupações que o diferenciaram de outros arquitetos do Team 10. Em seus projetos, desde cedo buscou a definição de um desenho para espaços de transição, com o objetivo de superar o rigor da oposição entre forma construída e espaço livre.
Um dos objetivos centrais de seu trabalho é o questionamento do racionalismo em arquitetura a partir da proposição de novos critérios de composição e de percepção espacial. Aldo van Eyck é o principal representante do estruturalismo.
4.3. Conceitos e influência de van Eyck.
Os conceitos de identidade entre as partes e o todo, eram amplamente explorados por van Eyck, resgatam os valores de concepção da forma arquitetônica desenvolvidos durante o Renascimento. A necessidade de espaços mais humanizados e a consideração dos valores culturais das comunidades – marcas fundamentais do grupo – se refletem de diferentes maneiras em suas propostas teóricas, arquitetônicas e urbanísticas. Por exemplo, a identidade, os padrões de associação dos grupos no espaço arquitetônico, a mobilidade e a noção de agrupamento foram os critérios de projeto defendidos por Peter e Alison Smithson;