Aldar HQ
Função Seno
É uma função f : R → R que associa a cada número real x o seu seno, então f(x) = sen x. O sinal da função f(x) = sen x é positivo no 1º e 2º quadrantes, e é negativo quando x pertence ao 3º e 4º quadrantes.
1° Q: x ] 0; /2 [ sen x > 0
2° Q: x ] /2; [ sen x > 0
3° Q: x ] ; 3/2 [ sen x < 0
4° Q: x ] 3/2; 2 [ sen x < 0
Domínio:
Corresponde aos intervalos de valores em x para os quais a função é definida. O domínio da função seno é . Assim, o gráfico continua à direita de 2 e à esquerda de 0; o que está representa um período completo da função.
Função periódica com período = 2
Imagem: Corresponde aos intervalos de valores em y para os quais a função é definida.
A imagem da função seno é o intervalo Im = [-1;1]
Para todo x temos: -1 ≤ sen x ≤ 1 f(x) = sen x: D = Im = [-1;1]
Como a imagem é limitada [1;-1], a função é limitada.
Zeros e Sinal:
tem zeros em x = k para cada positiva em ]2k, +2k[ com negativa em ] +2k, 2 + 2k[ com
Extremos e Monotonia:
mínimo absoluto com valor -1 em máximo absoluto com valor 1 em crescente em decrescente em
Contradomínio: [-1, 1]
A função é ímpar
A função é contínua no seu domínio
A função não é injectiva e não é sobrejectiva
Gráfico:
concavidade voltada para cima em ] +2k, 2 +2k[ com concavidade voltada para baixo em ]2k, +2k[ com pontos de inflexão: k para cada
Gráfico da Função y = sen x
A tabela a seguir fornece alguns pontos do gráfico da função seno:
A partir de 2 a função seno começa a repetir os seus valores. As funções que se comportam de maneira semelhante ao seno, isto é, que repetem sua variação, são chamadas funções periódicas.
Então: Uma função f: A B é periódica se existir um número p que satisfaz a condição f(x + p) = f(x) para todo x A.
O menor valor