Ald doença
Na ALD, a atividade anormal dos peroxissomos leva a um acúmulo excessivo de ácidos graxos de cadeia muito longa constituídos de 24 ou 26 átomos de carbono em tecidos corporais, sobretudo no cérebro e nas glândulas adrenais. A conseqüência desse acúmulo é a destruição da bainha de mielina, o revestimento dos axônios das células nervosas, afetando, assim, a transmissão de impulsos nervosos.
Esse grupo de doença cujo o nome leucodistrofias é uma doença genética que tem como resultado final a destruição da bainha de mielina. Na leucodistrofia ocorrem danos no sistema nervoso central e em menor quantidade na mielina do resto do corpo.
Em geral as leucodistrofias não tem tratamento, salvo alguns casos. O tratamento mais eficaz, capaz de paralisar dependendo do estágio da doença, é o transplante de medula óssea (não são todos os tipos de leucodistrofias em que o transplante é recomendado).
O filme o Óleo de Lorenzo retrata a dura realidade de um garotinho de cinco anos que é portador da ALD, que ao meu ver e o tipo mais grave desse grupo de doença.
No filme mostra a luta de seus pais, Augusto e Michaela Odone, para salvar a vida de seu único filho, que estaria com uma doença sem cura ou tratamento que iria levá-lo a morte. Com essa notícia Augusto e Michaela, começam uma busca incansável por um medicamento que parasse com essa doença. Depois de anos de pesquisa, eles encontraram uma mistura de óleos que retardou o efeito da doença.
Lorenzo Odone morreu aos 30 anos por causa de uma pneumonia, ele viveu 20 anos a mais que os médicos