Alcoolismo
Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial de Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis. O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. É uma doença crônica, incurável e progressiva. O indivíduo dependente do álcool além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.
Não há uma causa conhecida para o alcoolismo ou o abuso do álcool. O motivo de algumas pessoas beberem de maneira responsável e nunca perderem o controle de suas vidas, enquanto outras são incapazes de controlar o hábito de beber, ainda não foi determinado. A quantidade de álcool que uma pessoa ingere pode influenciar na probabilidade de se tornar dependente.
A longo prazo o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão.
O Brasil detém o primeiro lugar no mundo no consumo de destilados de cachaça e é o quinto maior produtor de cerveja da qual, só a AMBEV, produz 35 milhões de garrafas por dia.
Os adolescentes começam a tomar álcool aos 13 anos
OS PERIGOS DO ÁLCOOL
Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas.
Grande parte dos acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos anti-sociais. violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção e reflexos, acontecem devido ao abuso do álcool
Bebedores esporádicos ou crônicos podem desenvolver amnésia , sem perda de consciência da realidade. Essa amnésia acontece porque o álcool interfere nos circuitos cerebrais encarregados de arquivar acontecimentos recentes.
O alcoolismo pode desenvolver