Alcool
O processo de carregamento automatizado que traz qualidade, menor tempo possível no carregamento, possibilitando aumentar o numero de caminhões a carregar, com o mínimo de mão de obra humana no processo, durante o carregamento do combustível.
A automação completa, que envolve o carregamento, volume de tancagem, controle do acesso tem melhor desempenho e confiabilidade, evitando os atrasos indevidos.
Pensando assim, o processo de fluxo do combustível foi elaborado para suprir todas as necessidades do sistema.
Fig. n°00 carregamento de caminhões
2.0. DESCRIÇÕES DO FUNCIONAMENTO DA MALHA DE CONTROLE DO CARREGAMENTO DO ETANOL.
No fluxograma 01, vemos o projeto completo. Este projeto tem por objetivo mostrar um controle automatizado e carregamento de etanol. O etanol vem da destilaria (produção de álcool) enchendo ou esvaziando o tanque pulmão até o nível desejado por bloco de instrução comparador do programa ladder no automático.
A medição de nível do tanque pulmão é feita por pressão conectado entre as tomadas do transmissor inteligente, este sinal é convertido no protocolo Hart de 4-20mA á 2 fios e enviado a entrada analógica do plc. Então comparando o nível baixo, aciona a válvula solenóide SV101, ficando aberta até que chegue o nível alto desejado, fecha-se a válvula após o controle de nível desejado, este controle é chamado em automação de on-off, também existe a opção de fazer o enchimento no manual, como mostra o programa ladder pelo supervisório.
A tomada de tubulação da bomba está em 10% da altura do tanque